Novo Lar

Com a ida do filhote para um novo lar, este é introduzido num mundo diferente do que estava habituado, sendo que a melhor maneira de dar-mos as boas vindas é controlar a nossa euforia para não o assustar, dando-lhe muito amor e carinho, deste modo rápidamente se irá adaptar ao novo lar.

Chegando a casa com o novo filhote leve-o para o local previamente preparado, é normal que ele explore o local com cautela e receio, com o passar dos minutos ela irá reagir com muito mais naturalidade.

Institivamente ele adota a sua nova "cama" e aí evita fazer as necessidade ou até muito próximo dela. Durante a fase de adaptação é compreensível que ele sinta a falta da sua mãe e irmãos e da minha casa, poderá chorar um pouco nas primeiras noites, mas nem todo o fazem. Caso isso aconteça tenha bastante paciência e não vá consolá-lo, não o repreenda e muito menos leve-o para o seu quarto, pois assim ele vai habituar-se e todas as noite fará o mesmo, a não ser que por sua iniciativa opte por ele dormir no seu quarto.

Poserá deixar um rádio ligado tocando músicas em volume baixo, ou mesmo um relógio que faça o som do tic tac audivel, e uma luz de presença deste forma o filhote irá sentir-se mais tranquilo e com menos solidão.

"ENXUVAL"

Antes da chegada do filhote, não se esqueça de adquirir os seguintes objetos: Comedouro e bebedouro de preferência em inox, "cama", cobertores/panos para colocar na "cama", brinquedos diversos nunca muito pequenos ou que se desfaçam para não colocar em causa a saúde do filhote, ração própria para idade de boa qualidade e jornais para forrar o chão em redor da sua "cama" para o filhote se habituar a fazer as necessidades sempre em cima do jornal.

PREPARAÇÃO DO ESPAÇO

Todo o filhote é curioso por natureza, explora e experimenta tudo que está ao seu alcance, como não sabe avaliar os perigos cabe a si preparar um espaço com segurança. Impeça acesso a varandas com grades largas e baixas, janelas baixas, piscinas, obsjetos pequenos, vasos de plantas, pedra, produtos quimícos etc...

CONVIVIO COM A FAMÍLIA

Crie e mantenha uma rotina diária desde a chegada do filhote, estabeleça horários para comer, brincar, passear, fazer as necessidades, cuidar da higiene, dormir e ficar sozinho. O filhote será muito mais calmo, equilibrado e feliz com estas rotinas.

Distribua responsabilidades e tarefas pelo agregado familiar (principalmente crianças), fazendo com que se crie um laço de amizade e respeito com todos aos membros da família.

Nunca se esqueça que gritos, brincadeiras brutas e agressevidade podem causar danos irreparavéis no seu filhote

Não tolere nem admita comportamentos incorretos do seu filhote tipo: Pular, implorar por comida, rosnar ou atacar pessoas ou outros animais, destruir calçado, roupa ou móveis, morder o seu corpo (principalmente mãos e pés) urinar ou defecar em qualquer lugar, ladrar excessivamente etc etc..., pois se permitir isto em pequeno em fase adulta será muito pior e não terá controlo sobre ele.

Pedro Maia